5 excelentes dicas para inovar seus serviços de CFTV

Quando falamos de inovação, é natural pensar em um produto com uma nova tecnologia, principalmente do ponto de vista de um profissional que trabalha na área técnica, como no caso dos serviços de CFTV.

No entanto, a inovação é a aplicação bem sucedida de algo novo. Pode ser uma nova forma de vender, de entregar, de instalar, de cobrar, enfim, não precisa ser uma invenção tecnológica.

Tendo isso em mente, podemos relacionar algumas ações que vão ajudá-lo a inovar e se destacar da concorrência.

Analise o mercado
Você pode começar procurando pontos cegos de mercado. Sempre existem produtos que ainda não são comercializados na sua região, um ramo de atividade com necessidades específicas, um tipo de instalação que ninguém faz ou outra solução que pode não estar sendo explorada.

Mas não basta procurar novidades, é preciso se certificar de sua aceitação por parte de seus clientes, assim não corre o risco de investir em uma novidade que não será bem recebida. Pesquise e converse para verificar se sua inovação resolve um problema do consumidor.

Analise os clientes
Essa etapa faz o caminho inverso da anterior, levanta um problema do cliente e depois busca uma solução para ele. Foi assim que nasceram muitas inovações que ganharam mercado para seus inventores.

Tenha em mente que muitas vezes o cliente nem sabe que tem o problema, e precisam de uma abordagem consultiva para percebê-los. As secretárias de décadas atrás estavam contentes com suas máquinas de escrever elétricas. Então, nunca pergunte o que gostariam que fosse inventado, investigue seus problemas e foque em resolver os prioritários.

É importante considerar que as alternativas que mais nos destacam em relação à concorrência são aquelas mais difíceis de serem imitadas.

Reveja sua forma de vender
Talvez seja uma prática comum, por exemplo, enviar orçamentos por e-mail para os clientes. E se você começasse a entregar pessoalmente o documento? Explicando seu conteúdo e tirando todas as dúvidas?

Essa prática o ajudaria a argumentar a seu favor? Seria mais fácil notar a reação do cliente ao preço? Transmitiria a ideia de que você é mais atencioso que a concorrência? Faria diferença na quantidade de orçamentos transformados em vendas?

Talvez você veja inconvenientes nessa abordagem, mas ela é um exemplo, não necessariamente uma sugestão. O importante é perceber que é possível mudar processos e se destacar.

Agregue valor em serviços de CFTV
Agregar valor ao produto é incluir serviços e acessórios ao conjunto de benefícios percebido pelo cliente. Essas três últimas palavras são muito importantes, incluir algo que o cliente não percebe como um diferencial importante, não agrega valor algum.

Se é o cliente que define o que é valor, identifique o que ele valoriza como benefício e procure incluir serviços, produtos ou acessórios que agreguem o que ele procura. Se a concorrência ainda não pensou nisso, você estará se destacando.

Analise a concorrência
A concorrência é uma grande fonte de informação. Procure identificar as que são referência no mercado, observe o que estão fazendo e elabore uma forma diferente de fazer. O ideal é que não faça uma simples imitação, mas aprimore o que já estão fazendo.

Se não for possível, porque tem condições de investir muito mais, por exemplo, você pode buscar se especializar em algum segmento de clientes ou de produto, como forma de se destacar porque tem conhecimento e estrutura que ninguém tem.

Em outras palavras, o importante é encontrar nosso lugar no mercado elaborando uma solução diferente da concorrência, que atraia um público determinado porque atende uma necessidade que ele considera importante.

Muitas empresas resolvem o problema de pessoas que moram em uma determinada região, ou empresas de um ramo de atividade específico, o que forma uma reputação de especialista e dificulta o trabalho da concorrência. Pode ser uma alternativa para os serviços de CFTV.